OBJETIVO DA ATIVIDADE
Através da construção da maquete, os alunos conhecerão os biomas brasileiros e observarão a riqueza de sua biodiversidade verificada no desenho de cada ser vivo; proporcionará uma visão ampla do ecossistema e dos seus ciclos naturais, despertando no aluno o respeito pela natureza. A maquete tornará clara a degradação ambiental promovida pelo homem. O aluno identificará a necessidade urgente de atitudes capazes de proteger a natureza para evitar a degradação ambiental, como medidas de controle populacional e de produção mais sustentável.
1º Etapa: exibir vídeos
1 - Criança ecológica: abertura - 2min58seg.;
2 - Corredores de Biodiversidade - 13min.18seg.;
3 - Consumo responsável - Idec - 30seg.
2ª Etapa: pesquisar na internet
Antes de iniciar a atividade prepare os computadores e abra uma pasta em cada computador, ou através da rede, para o arquivamento do conteúdo pesquisado pelos alunos.
Imprima e recorte seis cópias do arquivo “ficha biomas.pdf”, presente no CD deste Guia. Divida a turma em seis grupos e sorteie uma ficha de cada bioma brasileiro (cerrado, caatinga, mata atlântica, pantanal, amazônia e pampa) para cada grupo, organizando os grupos para que realizem uma pesquisa na internet. Cada grupo deve localizar imagens de animais e vegetais, como árvores, mamíferos, répteis, insetos, peixes, aves e também da paisagem que caracterize o bioma sorteado, lembrando que devem tomar nota do nome de cada elemento pesquisado.
1. fichas dos biomas
Fonte: Mapa de Biomas do Brasil - IBGE, 2009
3ª etapa: desenhar e recortar as figuras
Após a conclusão da pesquisa, abra um arquivo em Power Point e distribua as várias imagens pesquisadas pelos alunos, de forma a inserir boa quantidade numa mesma página, em seguida imprima o arquivo e distribua para os respectivos grupos, conforme cada bioma. É necessário também imprimir e distribuir para os grupos, seis cópias do arquivo “elementos-humanos.pdf” (casas, prédios, carros, pessoas, comércios, produção agrícola, indústrias). Oriente os grupos para que desenhem todos os elementos correspondentes ao seu bioma em uma folha de papel A4, gramatura igual ou superior a 120gr. Para que os desenhos tenham uma proporção adequada a maquete, estabeleça uma escala de 7cm de altura para os elementos maiores e 2cm para os menores. Avise aos alunos que todas as figuras devem ser recortadas, deixando uma pequena base dobrável, a qual será aderida ao mapa.
Leve para a sala de aula uma prancha de papelão ondulado com dimensão aproximada de 80X80cm, então peça aos alunos que se alternem na preparação da base, demarcando e recortando o desenho do mapa do Brasil. Após o término do corte é preciso delimitar as áreas de cada bioma de forma esquemática, para que cada grupo tenha uma dimensão de trabalho semelhante. Da mesma forma peça a outro grupo de alunos para colorir cada área usando uma cor diferente para cada bioma. Para finalizar o mapa, peça que apliquem uma camada de cola permanente sobre a superfície, o que facilitará o reposicionamento das figuras.
Com o mapa e as figuras prontas se inicia o processo de montagem da maquete. Cada grupo deverá aderir as figuras dos elementos naturais de cada bioma, posicionando-as sempre na mesma direção. Na medida que aderem as figuras, os alunos começam a visualizar o bioma e verificar as diferenças existentes entre eles, principalmente pelo tipo de vegetação.
Nesta etapa os alunos devem inserir novas figuras a maquete existente,o que acontecerá retirando os elementos naturais para inserção dos elementos “não naturais”, modificando a paisagem, configurando a presença humana. Na medida que vários elementos são trocados, os alunos percebem como a presença humana vai causando a degradação ambiental na medida que vai crescendo, havendo então a necessidade de uma mudança urgente, da adoção novos conceitos e atitudes favoráveis à preservação da natureza.
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que eles acham que aconteceria com os animais caso a floresta que eles vivem fosse desmatada. Aproveite para relembrar a relação de interdependência presente na cadeia alimentar, assim se conclui que afetando alguma parte da cadeia coloca em risco a sobrevivência de todos os seres vivos que dela fazem parte.
SUGESTÃO
É fácil conseguir uma caixa de papelão grande em lojas de eletrodomésticos.
Após a conclusão da pesquisa, abra um arquivo em Power Point e distribua as várias imagens pesquisadas pelos alunos, de forma a inserir boa quantidade numa mesma página, em seguida imprima o arquivo e distribua para os respectivos grupos, conforme cada bioma. É necessário também imprimir e distribuir para os grupos, seis cópias do arquivo “elementos-humanos.pdf” (casas, prédios, carros, pessoas, comércios, produção agrícola, indústrias). Oriente os grupos para que desenhem todos os elementos correspondentes ao seu bioma em uma folha de papel A4, gramatura igual ou superior a 120gr. Para que os desenhos tenham uma proporção adequada a maquete, estabeleça uma escala de 7cm de altura para os elementos maiores e 2cm para os menores. Avise aos alunos que todas as figuras devem ser recortadas, deixando uma pequena base dobrável, a qual será aderida ao mapa.
2 página em Power Point 3. escala do desenho
4. elementos humanos 5. recorte das figuras
4ª etapa: preparar a base do mapaLeve para a sala de aula uma prancha de papelão ondulado com dimensão aproximada de 80X80cm, então peça aos alunos que se alternem na preparação da base, demarcando e recortando o desenho do mapa do Brasil. Após o término do corte é preciso delimitar as áreas de cada bioma de forma esquemática, para que cada grupo tenha uma dimensão de trabalho semelhante. Da mesma forma peça a outro grupo de alunos para colorir cada área usando uma cor diferente para cada bioma. Para finalizar o mapa, peça que apliquem uma camada de cola permanente sobre a superfície, o que facilitará o reposicionamento das figuras.
6. demarcação e recorte do mapa 7. cor e camada de cola
5ª Etapa: montar a maqueteCom o mapa e as figuras prontas se inicia o processo de montagem da maquete. Cada grupo deverá aderir as figuras dos elementos naturais de cada bioma, posicionando-as sempre na mesma direção. Na medida que aderem as figuras, os alunos começam a visualizar o bioma e verificar as diferenças existentes entre eles, principalmente pelo tipo de vegetação.
8. aderindo as figuras
6ª Etapa: reconstruir a maquete
Nesta etapa os alunos devem inserir novas figuras a maquete existente,o que acontecerá retirando os elementos naturais para inserção dos elementos “não naturais”, modificando a paisagem, configurando a presença humana. Na medida que vários elementos são trocados, os alunos percebem como a presença humana vai causando a degradação ambiental na medida que vai crescendo, havendo então a necessidade de uma mudança urgente, da adoção novos conceitos e atitudes favoráveis à preservação da natureza.
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que eles acham que aconteceria com os animais caso a floresta que eles vivem fosse desmatada. Aproveite para relembrar a relação de interdependência presente na cadeia alimentar, assim se conclui que afetando alguma parte da cadeia coloca em risco a sobrevivência de todos os seres vivos que dela fazem parte.
9. trocando as figuras
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SUGESTÃO
É fácil conseguir uma caixa de papelão grande em lojas de eletrodomésticos.
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